in

Segredos escondidos pelo nosso Planeta – Mistérios ocultos

Segredos escondidos do nosso planeta fatos e eventos

Segredos escondidos pelo nosso Planeta – Mistérios ocultos

https://incrivel.club

Quanto o ser humano sabe sobre a Terra?

Será que não existem mais mistérios em nosso Planeta?

Você já ouviu que o tempo acelera dentro da Terra e que, dentro dela, queima uma espécie de segundo sol?

Não é apenas o sol que nos esquenta

Segredos escondidos do nosso planeta fatos e eventos

Durante muitos anos acreditamos que nossa principal fonte de calor era o Sol e que, sem ele, todos morreríamos e a humanidade desapareceria para sempre da face da Terra. Bom, a importância do Sol é inegável, mas acontece que a temperatura do núcleo da Terra é a mesma que a temperatura da superfície do Sol. Ela é mais ou menos 5,5 mil °C, mas há um problema: o núcleo está a 3 mil km da superfície.

Os terremotos aceleram o tempo

Segredos escondidos do nosso planeta fatos e eventos (2)

Sempre escutamos que um dia tem 24 horas, e que é justamente isso o que a Terra precisa para dar uma volta completa no seu eixo. Mas o Planeta é mais rápido: um dia dura 23 horas, 56 minutos e 4 segundos.

A velocidade de rotação é afetada por diferentes fatores. Por exemplo, em 2011, após o terremoto no Japão, a Terra começou a girar mais rápido e os dias ficaram mais ou menos 2 segundos mais curtos. Em 2015, a velocidade voltou ao que era antes.

Segredos escondidos do nosso planeta fatos e eventos (3)

A Terra na época dos dinossauros foi diferente da Terra de hoje. Você sabe que, após a erupção de um vulcão, a lava esfria e forma ilhas e terra. Esse foi o primeiro passo para a renovação do Planeta. O magma forma rochas e continentes, e foi isso que aconteceu.

A Terra é mesmo redonda?

Segredos escondidos do nosso planeta fatos e eventos (4)

Demorou muito tempo para as pessoas pararem de acreditar que a Terra é plana. Mas você sabe que sua forma está longe de ser uma bola? Nosso Planeta é levemente achatado nos polos e, na linha do equador, entre a Ásia e a Austrália, há uma enorme ’protuberância’. Tecnicamente, a Terra continua sendo redonda, mas não se parece com uma bola. Talvez ela poderia ser comparada a uma enorme batata.

Os humanos não são os ’donos’ da Terra

Segredos escondidos do nosso planeta fatos e eventos (5)

Em 2017, a população superou os 7,4 bilhões de habitantes. Mas você sabia que em apenas uma colher de terra há mais microrganismos que humanos no Planeta? E o número de bactérias que vivem na água? Elas poderiam ser as verdadeiras donas da Terra. De acordo com estimativas dos cientistas, convivemos com 1.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000 de micróbios.

E o que acontece com o lixo espacial?

Segredos escondidos do nosso planeta fatos e eventos (6)

Os humanos já realizaram mais de 135 viagens espaciais. Aprendemos muito sobre os dejetos espaciais que estão em órbita: restos de asteroides, partes de foguetes e mais de 2 mil satélites se movem a 3,5 mil km/h. Você se lembra do filme ’Gravidade’? O lixo espacial é um grave perigo para as tripulações das estações espaciais.

As florestas formam uma parte considerável do oxigênio

Segredos escondidos do nosso planeta fatos e eventos (7)

Uma floresta como a Amazônia ocupa apenas 5,5 milhões de km quadrados. Lá se formam 20% do oxigênio que respiramos. As outras florestas são menores e ficam na América Central, África, sul da Ásia e Austrália.

Segredos escondidos pelo nosso Planeta

Segredos escondidos do nosso planeta fatos e eventos (8)

Mas elas não são as únicas responsáveis pelo nosso oxigênio. Elas garantem que o ciclo da natureza continue em função de suas plantas, árvores e microrganismos. Infelizmente, as florestas têm diminuído em função do aquecimento global e de atividades predatórias.

A gravidade na Terra muda

Segredos escondidos do nosso planeta fatos e eventos (9)

Ao contrário do que aprendemos nas aulas de física, a força da gravidade não é a mesma em todas as partes da Terra. Se fôssemos levados imediatamente da linha do Equador até um dos polos, nosso peso aumentaria mais ou menos 0,5%. Em alguns lugares da Terra, por exemplo na Bahia de Hudson, a força é menor do que o normal. Isso acontece por influência dos glaciais, dos movimentos do magma e por outras razões.

Aurora boreal

Segredos escondidos do nosso planeta fatos e eventos (10)

Se você já teve a oportunidade de ver ao vivo a ’dança’ dessas luzes verde, rosa e azul, considere-se sortudo. Ela ocorre no hemisfério norte, geralmente na Noruega ou no Alasca. No hemisfério sul o fenômeno é chamado de aurora austral, que acontece quando as partículas carregadas de vento solar interagem com o campo magnético da Terra. O resultado é que nas camadas superiores da atmosfera aparecem luzes brilhantes que inundam o céu.

Mundo aquático

Segredos escondidos do nosso planeta fatos e eventos (11)

Mais ou menos 70% do planeta estão cobertos de água. O maior dos oceanos é o Pacífico. Por incrível que pareça, sabemos muito mais sobre o espaço do que sobre os oceanos. Até agora, apenas 5% do mundo aquático foi estudado. Foram descobertas mais ou menos 210 mil espécies de seres vivos, incluindo peixes, fungos, plantas e microrganismos. Os cientistas acreditam que no oceano habitam mais de 20 milhões de espécies desconhecidas para nós.

Para chegar ao lugar mais profundo do oceanos que conhecemos, precisamos descer até a Fossa das Marianas, 11 mil metros abaixo da superfície. A altura supera o monte Everest (8,8 mil metros). O diretor do filme Titanic e Avatar, James Cameron, foi a primeira pessoa a descer sozinha até o fundo da Fossa das Marianas.

Publicidade
Eliseu-Psicanalise