in ,

Dica do Procon para compra do Dia dos Pais

S?rie especial: 5 dica para o Dia dos Pais

Dica do Procon para compra do Dia dos Pais

Na última semana da série especial do Dia dos Pais, a 5ª dica do Procon de Americana para as compras é: toda oferta divulgada através de internet, televisão, jornal ou folhetos publicitários, obriga o fornecedor a cumprir o que foi ofertado. Para registrar reclamação, basta guardar o folheto, dar o chamado print no computador ou gravar o comercial da TV e apresentar ao órgão municipal.

O Procon avisa aos consumidores online, para dar o print na tela caso o valor mude e, para aqueles que vão comprar fisicamente, guardar o cupom fiscal, caso a compra tenha sido efetuada, ou tirar foto do valor da etiqueta que não corresponde a propaganda.

Para não cair em golpes, o cliente deve sempre checar o preço na loja, para comprovar se o valor está igual ao exposto nos veículos de comunicação.  Caso não esteja, o artigo 35 do CDC (Código de Defesa do Consumidor) prevê que se o fornecedor de produtos recusar o cumprimento à oferta, apresentação ou publicidade, o consumidor poderá, alternativamente e à sua livre escolha, exigir o cumprimento forçado da obrigação, nos termos da oferta, apresentação ou publicidade.

Além disso, pode aceitar outro produto ou prestação de serviço equivalente ou rescindir o contrato, com direito à restituição de quantia eventualmente antecipada, monetariamente atualizada, e a perdas e danos.

Se o cliente não entrar em acordo com o comerciante, ele pode registrar sua reclamação no Procon pessoalmente, na avenida Brasil, 85, Centro (prefeitura) ou por e-mail [email protected].