in ,

Prefeitura entrega creche do Vale das Nogueiras

 O prefeito de Americana, Omar Najar, inaugurou, nesta sexta-feira (24), a creche Tupã, no Vale das Nogueiras.  A unidade vai iniciar o atendimento com 100 crianças, mas tem capacidade para 250 crianças. A Construtora MRV arcou com a obra, que custou R$ 1,1 milhão e durou 11 meses. A estrutura estava parada até o ano passado, quando a empresa tomou a frente dos trabalhos e retomou as obras.

“Os elogios não são só para mim, temos que elogiar todas as secretarias e à MRV. A ordem de serviço para esta obra foi dada em 2010 para ser terminada um ano depois. Quando nós entramos, estive aqui com o Roger e só estava o esqueleto. Eu sozinho não fiz nada, nós temos uma luta difícil, mas com o apoio de todos vamos dar a volta por cima”, disse Omar. “Estou emocionado realmente, porque para mim era uma obra muito importante.”

Participaram da solenidade o vice-prefeito Roger Willians, vereadores do município, os secretários municipais e diretores de autarquias e os deputados Vanderlei Macris e Chico Sardelli, além de profissionais que irão atuar na unidade e moradores da região.

         Aproximadamente 100 crianças começam na semana que vem a frequentar a creche Tupã, no bairro vale das Nogueiras.   A Secretaria de Educação, até o final de março, chamará as crianças em idade de creche, zero a três anos de idade, que já estão na lista de espera da demanda da região do Zanaga para completar a capacidade da unidade que pode chegar a 250 crianças.

            “A Rede Municipal de Ensino de Americana sempre foi uma referência na qualidade e na diversidade de seus projetos. Esta creche que estamos inaugurando hoje, a Tupã, está inserida neste contexto. Para nós, gestores, é uma felicidade entregar à comunidade uma creche com capacidade de atender a mais de 200 crianças”, disse juçara ao público presente na entrega da creche.

Segundo a secretaria de Educação o atendimento nas creches de Americana chega a aproximadamente 4.600 crianças. “Criamos este ano 270 novas vagas no município. São 100 novas vagas aqui na Tupã, 30 no Cijop e mais 140 vagas em assinatura de novos convênios com 6 escolas conveniadas no projeto “Creche para todos”,revelou juçara.

No total, a Secretaria de Educação tem 14 escolas conveniadas que atendem 606 crianças da nossa Rede de Ensino. E ainda há as parcerias com entidades filantrópicas que têm matriculadas aproximadamente 1.200 crianças.

 “A escola vai melhorar a qualidade de vida e de educação das famílias que vão poder ter acesso à unidade. Vão trabalhar na unidade 21 funcionários”, disse a secretária de Educação. A unidade está localizada entre as ruas Antonio Zacarias com Dante Rossi.

A creche tem 10 salas, todas com banheiros, facilitando o acesso dos funcionários que vão cuidar das crianças. A creche tem sala de diretoria, almoxarifado, secretaria, sala de professores, banheiros para funcionários, despensa, refeitório, lavanderia, depósito, cozinha, pátio e 10 salas onde as crianças ficarão com estrutura de banheiros e trocadores.

A escola conta com 10 dormitórios com 46 m² cada um, banheiros individuais, pátio com 320 m², refeitório de 64 m², brinquedoteca de 72 m² e uma área com jardim interno de 200 m². Dos 5.954,32 m² de área, 1.826,49 m² será de área construída.

A Secretaria já comprou e instalou armários, brinquedos, ededron, colchonetes, equipamentos e utensílios para a cozinha e brinquedos do parque.