in ,

Orquestra Filarmônica Jovem abre inscrições para novos integrantes

Orquestra Filarm?nica Jovem Nova Odessa
Orquestra Filarmônica Jovem Nova Odessa

A Orquestra Filarmônica Jovem de Nova Odessa está com inscrições abertas para o teste de novos integrantes nos instrumentos de cordas, madeiras, metais e percussão. O objetivo é dar oportunidade aos jovens da cidade e região e que são iniciantes na música, a partir de nível médio de estudo, para participarem da prática de orquestra através de ensaios, orientações dos professores e apresentações locais.

A Filarmônica ‘original’ foi fundada em setembro de 2012 pelo casal de músicos Elisabete e Norberto Rohwedder, com regência do presidente do Moiesp (Movimento de Orquestras do Interior do Estado de São Paulo), o maestro peruano Juan Fernando Ortiz de Villate. O grupo chegou a ter cerca de 40 músicos componentes, a maioria de Nova Odessa, contando ainda com pessoas vindas de outras cidades.

Por sua vez, a Orquestra Filarmônica Jovem veio depois, em meados de 2016, também pelas mãos dos coordenadores Norberto e Elisabeth. Atualmente com a regência do maestro Eli Ferreira, abrange mais de 20 crianças e jovens, que estão obtendo aprendizado em sopro, cordas, metais e percussão. “É uma oportunidade dos jovens terem esse aprendizado”, destaca Elisabete Rohwedder.

O teste será realizado no dia 8 de abril (sábado), a partir das 13h, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, localizada na Avenida Carlos Botelho, no Centro. O aluno deverá apresentar uma peça de livre escolha, leitura à primeira vista e escalas de até duas oitavas, conforme o instrumento. “É um incentivo na prática que eles estarão tendo de aprender gratuitamente”, reforça a coordenadora da orquestra.

As inscrições devem conter nome, endereço, telefone, e-mail, instrumento e tempo de estudo. Os dados devem ser enviados para os endereços eletrônicos [email protected] ou [email protected], até o dia 7 de abril. A Prefeitura de Nova Odessa fornece apoio estrutural para os ensaios e apresentações da Orquestra Filarmônica.

Nova Odessa tem forte vocação musical como a Banda Sinfônica Municipal ‘Professor Gunars Tiss’, o Coral Cidade, o Grupo Municipal de Dança, o Projeto Guri, a Orquestra de Violeiros Mirins e a Filarmônica junto com a Orquestra Jovem”, enumera o assessor da Diretoria de Cultura e Turismo, Cícero Edno. “E hoje temos como palco principal o Teatro Municipal Divair Moreira”, completa.