in ,

Nova Odessa realiza mutirão de coleta de eletroeletrônicos

Nova Odessa realiza mutir?o de coleta de eletroeletr?nicos

Nova Odessa realiza mutirão de coleta de eletroeletrônicos

“Atualize, descarte, recicle”. Com este tema, Nova Odessa recebe no dia 26 a primeira edição do Mutirão de Coleta de Eletroeletrônicos. Realizado pelo Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos) em parceria com a Prefeitura, a iniciativa tem objetivo de orientar a população sobre a destinação adequada destes materiais. Das 8h às 16h, equipes do consórcio e da Administração recolherão os equipamentos que não estão sendo mais utilizados e farão o descarte correto. A ação acontecerá no Paço Municipal.

“É preciso muita atenção com o descarte dos produtos eletroeletrônicos, já que contém partes que podem causar sérios danos ao meio ambiente e à população se descartados incorretamente. Queremos com este mutirão recolher estes materiais, evitando serem jogados em áreas impróprias, como também conscientizar a população sobre o assunto”, explicou o superintendente do Consimares, o engenheiro Valdemir Aparecido Ravagnani.

Segundo ele, o mutirão terá início em Nova Odessa, que é cidade sede do consórcio. “Esta mesma ação será realizada até novembro em Monte Mor, Sumaré, Santa Bárbara d’Oeste, Capivari, Elias Fausto e Hortolândia, cidades que também integram o Consimares”, esclareceu.

“A conscientização é o melhor caminho para termos uma população que cuida de sua cidade. Esta é uma importante ação de preservação do meio ambiente e contamos com a colaboração dos moradores”, disse a diretora de Meio Ambiente de Nova Odessa, Fernanda Dagrela.

Segundo Ravagnani, o descarte correto dos resíduos será feito pela Brasil Reverso, empresa recicladora instalada em Nova Odessa e certificada no assunto. A ação não terá custos aos municípios e a empresa ficará responsável pelo transporte e transbordo dos materiais arrecadados.

PODE OU NÃO PODE?!

Confira os itens que podem ou não ser descartados durante o Mutirão de Coleta de Eletroeletrônicos:

PERMITIDO:

CPU e servidor, fonte, memória, processador, HD, drive de CD e DVD, cooler, mouse, teclado, estabilizador, notebook;

Impressora, scanner, fax, copiadora, modem, roteador, decodificador;

Celular, telefone, walkie-talkie, rádio comunicador, aparelho de CD/DVD/Blueray, som, cabos e fios em geral;

Monitor LCD, plasma, eletrodomésticos (sanduicheira, secador de cabelo, ferro de passar, chuveiro, etc);

Eletrodomésticos linha branca (geladeira, fogão, micro-ondas, lavadora de louça e roupas, purificador de água, ar condicionado, etc).

NÃO PERMITIDO

Lâmpadas de qualquer natureza, pilhas e baterias de celular avulsas, CDs, DVDs, fitas VHS, disquete, toner e cartucho de impressora.