Cordilheira dos Andes: Cordilheira na América do Sul
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/
A Cordilheira dos Andes é uma formação geológica em forma de uma extensa região de cadeias montanhosas que se estendem ao longo da costa oeste da América do Sul.
Caracteriza-se, além de suas elevadas altitudes, por ser a mais extensa cordilheira continental do mundo.
Entretanto, suas altitudes não são maiores, por exemplo, que as da Cordilheira do Himalaia, localizada na Ásia.
O ponto mais alto da região dos Andes encontra-se na Argentina, o Pico do Aconcágua, com 6962 m de altitude.
Em média, a cordilheira possui uma altitude de 4000 m, uma extensão de 7000 km no sentido norte-sul e de 700 km no sentido leste-oeste, abrangendo sete países, a saber: Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia, Chile e Argentina.
Esse acidente geográfico é resultante do encontro e atrito entre duas placas tectônicas: a Placa de Nazca e a Placa Sul-Americana.
Ao haver o choque entre essas duas placas, a mais pesada (a de Nazca) sofre um processo de subsidência, ou seja, ela afunda em direção ao magma da Terra, enquanto a placa mais leve (a Sul-Americana) sofre com deformações, que dão origem às grandes cadeias de montanhas e aos vulcões.
Tal processo sempre foi considerado pelos geólogos como lento e gradativo, ou seja, demorava milhões de anos para ocorrer.
No entanto, estudos recentes realizados por pesquisadores norte-americanos revelaram que a formação dos Andes pode ter ocorrido de forma “abrupta” sob o ponto de vista do tempo geológico, dobrando de tamanho entre 2 e 4 milhões de anos.
O clima na região andina em pouco favorece a habitação humana e a permanência de vida.
O clima é caracterizado pelo frio das elevadas altitudes e pelo ar rarefeito em alguns pontos.
No entanto, a cordilheira abriga agrupamentos humanos de uma etnia descendente dos Incas, que possuem um coração de tamanho maior do que a média dos habitantes do mundo, facilitando a oxigenação do sangue mesmo em condições adversas.
Outros habitantes mascam a folha da coca, que ajuda na respiração e absorção de oxigênio.
A região possui uma fauna relativamente diversificada, sendo as espécies mais populares a Lhama e a Alpaca, animais utilizados, inclusive, como meio de transporte pelos habitantes da localidade.
Outras espécies variam entre pássaros, ursos, pumas, onças, macacos, dentre outros.
A Cordilheira dos Andes possui uma grande influência sobre o clima das diferentes regiões na América do Sul, ajudando a distribuir parte da umidade produzida na Amazônia para o interior do Brasil, além de apresentar as nascentes dos rios que dão origem ao Amazonas.
Muitos desses rios são de origem nival, ou seja, surgem a partir do derretimento da neve das montanhas da cordilheira.