in

Símbolos do Amor – Feliz dia dos Namorados

simbolos do amor

Símbolos do Amor – Feliz dia dos Namorados

https://www.dicionariodesimbolos.com.br

Várias simbologias fazem referência ao amor. Sendo o mais recorrente e conhecido o símbolo do coração, sua conotação vai mais além, de modo que ícones como Eros ou Cupido, Afrodite ou Vênus, São Valentim, o símbolo do infinito, o anel, o morango, a rosa, a cor vermelha, o beijo, a maçã, estão relacionados com esse sentimento.

O amor é um forte sentimento comum a todos os homens e deuses. Desse modo, o amor subjuga igualmente a todos, desequilibrando a razão e a sábia vontade.

De acordo com a cosmologia, a Terra e o Céu se formam como se fossem duas metades de uma concha aberta, e a Noite engendra um ovo de onde surge o amor.

Eros, deus do Amor
Amor

Eros é o deus grego do amor, e segundo a teogonia de Hesíodo, é deus primordial, filho do Caos. Eros é um deus de uma beleza irresistível, que faz com que quem o vê ignore a razão e o bom senso.

De acordo com outra genealogia, Eros seria filho de Afrodite, a deusa da beleza, do amor e da sexualidade, segundo a mitologia grega. A sua paternidade é incerta, segundo algumas genealogias, seria filho de Hermes, Hefesto, Ares ou Zeus.

Eros permanece sempre criança. Essa simbologia do amor, representada como uma criança travessa que brinca com um arco e flecha, remete à imagem do Cupido. As flechas de Eros são envenenadas de amor e paixão avassaladora.

De forma muito frequente, Eros é representado com o olhos vendados, o que simboliza que o amor é cego. Ele troça dos humanos, os cega e os inflama. Muitas vezes, apresenta um globo terrestre nas mãos, simbolizando o seu poder soberano e universal.

Flor Amor-Perfeito
Símbolos Do Amor

Essa flor era usada para manter o sentimento presente na pessoa amada para que o mesmo não se acabasse.

Muitos filhos presenteiam as mães no seu dia com essa flor numa demonstração de reconhecimento a esse afeto que não se acaba. Assim, ela representa também o amor incondicional, ou mais precisamente, o amor materno.

Munachi
Simbolos Do Amor

É um amuleto peruano cuja palavra formada pela junção dos elementos muna, que significa “para desejar, para amar”, e chi, que significa “para fazer com que isso aconteça”, pressupõe o simbolismo que essa pequena escultura feita em pedra sabão carrega.

É representado por um homem e por uma mulher a ter relações sexuais, e é utilizado como um objeto de superstição com o objetivo de atrair o amor.

Tatuagens
Amor

As tatuagens servem para homenagear ou registar algo importante.

Quando se trata de amor, as tatuagens são geralmente simples, sendo que as imagens mais requisitadas são as de coração – único ou entrelaçados. Os corações também podem estar representados numa combinação com o símbolo do infinito, representando amor eterno.

Simbolos Do Amor

O kanji que significa amor em japonês é também bastante comum.

Outras tatuagens podem apenas ser uma data ou o nome da pessoa amada. Mas quem prefere imagens mais elaboradas, podem optar por representar o amor através da própria feição do amado gravado em uma parte do corpo bastante visível, tal como os braços.

O Sentimento do Amor
O amor é um forte sentimento que se revela de formas diferentes mediante quem ou o que é amado. Desse modo, há não só o amor físico, como o amor materno ou paterno, platônico, ágape, fraternal e, ainda, amor próprio, incondicional e verdadeiro:

Amor Físico – O amor físico é manifestado entre os casais. Esse tipo de amor envolve afeto, ternura e paixão, desejo sexual. Sendo também chamado de Eros, é representado pelo Cupido, figura que personifica o amor.
Ágape – Esse é o amor divino, do próprio Deus. É, assim, um sentimento majestoso e único, sem limites e condições.
Amor Platônico – Trata-se do amor ideal, perfeito, que se abstém do desejo sexual. É também expressão do sentimento que se alimenta de fantasias e idealizações, enxergando apenas qualidades naquele que é amado.
Amor Verdadeiro – Esse tipo de amor expressa o sentimento de afeto que resiste a tudo e que se fortalece diante de momentos difíceis, unindo ainda mais os que se amam.
Amor Fraternal – Ligação muito forte de afeto, que se refere especialmente, mas não só, ao amor entre irmãos. Baseia-se na amizade, na confiança e no companheirismo.
Amor Incondicional – É o amor que se isenta de condições ou limites. Semelhante ao amor verdadeiro, está frequentemente associado ao amor materno ou paterno.
Amor Próprio – Amor que as pessoas tem por si próprias, numa expressão de valorização pessoal, encorajamento, segurança e confiança.