in

Quando o medo se torna doença

Quando o medo se torna doença
O medo é uma sensação que proporciona um estado de alerta demonstrado pelo receio de fazer alguma coisa, geralmente por se sentir ameaçado, tanto fisicamente como psicologicamente. Pavor é a ênfase do medo.

Quando o medo se torna doença Eliseu Paes Psicoterapeuta

O medo é provocado pelas reações químicas do corpo sendo iniciado com a descarga de adrenalina no nosso organismo causando aceleração cardíaca e tremores. Pode provocar atenção exagerada a tudo que ocorre ao redor, depressão, pânico, etc. Medo é uma reação obtida a partir do contato com algum estímulo físico ou mental que gera uma resposta de alerta no organismo.

Esta reação inicial dispara uma resposta fisiológica no organismo que libera hormônios do estresse preparando o indivíduo para lutar ou fugir. A resposta anterior ao medo é conhecida por ansiedade. Na ansiedade o indivíduo teme antecipadamente o encontro com a situação ou objeto que possa lhe causar algum mal. Sendo assim, é possível se traçar uma escala de graus de medo, no qual, o máximo seria o pavor e, o mínimo, uma leve ansiedade. O medo pode se transformar em uma doença quando passa a comprometer as relações sociais e a causar sofrimento psicológico.

O medo se torna uma doença quando essa sensação de ansiedade e pânico é constante e começa a atrapalhar o nosso dia a dia. Nesse momento o ideal é parar e procurar ajuda. A ansiedade e o pânico não significa que a pessoa é fraca. Conheça os limites, entenda os seus traumas, olhe com respeito para sua história e compreenda que todos estamos sujeitos a passar por momentos difíceis. O mais importante é se compreender, manter a calma e procurar ajuda profissional.

Quando o medo se torna doença eliseu paes psicoterapeuta

Eliseu Paes – Psicanalista

Agende um horário – (19) 9 9337.3213 – Nova Odessa – SP.

Publicidade
Eliseu-Psicanalise