in

O Que é Estar Inconsciente, Subconsciente e Consciente

consciente, subconsciente, inconciente, fatos e eventos (3)

O Que é Estar Inconsciente, Subconsciente e Consciente

Home

consciente, subconsciente, inconciente, fatos e eventos (4)

O conceito de três níveis de mente (consciente, inconsciente e subconsciente) não é novidade.

Sigmund Freud , o famoso psicólogo austríaco, foi provavelmente o primeiro a popularizá-lo na sociedade como a conhecemos hoje.

Embora suas teorias tenham sido amplamente contestadas nos círculos de Psicologia porque são muito difíceis de provar cientificamente, Freud criou um modelo útil da mente, que ele separou em três camadas ou seções – a mente consciente ou o ego, o pré-consciente, e a mente inconsciente.

consciente, subconsciente, inconciente, fatos e eventos (2)

Sua mente consciente é o que a maioria das pessoas associa com quem você é, porque é onde a maioria das pessoas vive dia a dia. Mas não é de modo algum onde toda a ação acontece.

Sua mente consciente é um pouco como o capitão de um navio parado na ponte dando ordens.

Na realidade, é a equipe na sala de máquinas abaixo do convés (o subconsciente e o inconsciente mais profundo) que executam as ordens.

O capitão pode estar no comando do navio e dar as ordens, mas é a tripulação que realmente guia o navio, tudo de acordo com o treinamento que eles receberam ao longo dos anos para melhor fazê-lo.

Cérebro

consciente, subconsciente, inconciente, fatos e eventos (3)

A mente consciente se comunica com o mundo exterior e com o eu interior através da fala, imagens, escrita, movimento físico e pensamento.

A mente subconsciente, por outro lado, é responsável por nossas memórias recentes e está em contato contínuo com os recursos da mente inconsciente.

A mente inconsciente é o armazém de todas as memórias e experiências passadas, tanto aquelas que foram reprimidas através do trauma, quanto aquelas que foram conscientemente esquecidas e não são mais importantes para nós.

É a partir dessas memórias e experiências que nossas crenças, hábitos e comportamentos são formados.

O inconsciente se comunica constantemente com a mente consciente através do nosso subconsciente, e é o que nos fornece o significado de todas as nossas interações com o mundo, filtradas por suas crenças e hábitos.

Ele se comunica através de sentimentos, emoções, imaginação, sensações e sonhos.

As Funções da Mente Consciente, Inconsciente e Subconsciente

consciente, subconsciente, inconciente, fatos e eventos

Sua mente consciente é melhor representada pelo teclado e pelo monitor.

Os dados são digitados no teclado e os resultados são exibidos na tela do monitor.

É assim que a sua mente consciente funciona – a informação é captada através de algum estímulo externo (ou interno) do seu ambiente e os resultados são lançados instantaneamente em sua consciência.

Seu subconsciente é como a RAM do seu computador.

Para quem não sabe, a RAM é o local em um computador onde os programas e dados que estão em uso no momento são mantidos para que possam ser acessados ​​rapidamente pelo processador do computador.

É muito mais rápido que outros tipos de memória, como o disco rígido ou o CD-ROM.

Seu subconsciente funciona da mesma maneira.

Quaisquer memórias recentes são armazenadas lá para uma chamada rápida quando necessário, como o número do seu telefone ou o nome de uma pessoa que você acabou de conhecer.

Ele também mantém seus programas atuais que você executa todos os dias, como seus pensamentos recorrentes atuais, padrões de comportamento, hábitos e sentimentos.

Seu inconsciente é como o disco rígido do seu computador.

É o local de armazenamento a longo prazo para todas as suas memórias e programas que foram instalados desde o nascimento.

Sua mente inconsciente (e, finalmente, sua mente subconsciente) usa esses programas para compreender todos os dados que você recebe do mundo e para mantê-lo seguro e garantir sua sobrevivência.

A lógica dessas duas mentes é que, se funcionou no passado e você sobreviveu, isso ajudará você a passar por situações semelhantes pelos mesmos meios, não importa quão equivocados, dolorosos e inúteis os resultados possam ser para você pessoalmente mundo exterior.

A Mente Consciente

consciente, subconsciente, inconciente, fatos e eventos

Se você perguntar à maioria das pessoas para definir o que a mente consciente faz, você receberá respostas variadas.

Alguns dizem que o que o distingue do subconsciente (ou mesmo do inconsciente) é a consciência.

Mas dizer que o subconsciente não sabe é errado.

Está bem documentado que você pode ser influenciado por seu ambiente ou pelo que as pessoas dizem, mesmo quando sua mente consciente está totalmente fora dele, como quando você está sob anestesia ou dormindo.

E quando você dirige para algum destino, mas quando você chega lá você não tem memória da viagem. Nessas situações, é o seu subconsciente que fica atento e executa as funções necessárias.

Outro argumento que as pessoas apresentam é que a mente consciente é onde você faz todo o seu pensamento e raciocínio lógico.

Mas isso também não o distingue inteiramente do seu subconsciente ou inconsciente.

Suas mentes inconscientes são o local de armazenamento de todas as suas lembranças, emoções e hábitos e são, de fato, muito bons em raciocínio e lógica.

De longe, a melhor explicação que eu encontrei para as duas funções mais poderosas que sua mente consciente totalmente desenvolvida pode fazer é que as outras duas não podem.

consciente, subconsciente, inconciente, fatos e eventos (9)

Enquanto sua mente subconsciente tem um senso muito mais forte de consciência do seu entorno do que sua mente consciente (alguns sugerem que é de onde vem o seu “sexto sentido”) e está sempre ligada, mesmo quando dorme, realmente obedece ordens do seu consciente mente.

Se tudo o que você fizer é concentrar seus pensamentos conscientes em coisas negativas, então seu subconsciente entregará obedientemente os sentimentos, emoções e memórias que você associou a esse tipo de pensamento.

E como esses sentimentos se tornarão sua realidade, você pode ser apanhado em um ciclo interminável de negatividade, medo e ansiedade, sempre buscando o mal em todas as situações.

A outra habilidade importante da mente consciente é o uso da visualização.

Sua mente pode literalmente imaginar algo que é totalmente novo e único – algo que você nunca experimentou fisicamente antes.

Por outro lado, seu subconsciente só pode oferecer versões de quais memórias armazenou de suas experiências passadas.

Mas o truque é que o subconsciente não consegue distinguir entre o que a mente consciente imagina e aquilo que é real, então tudo o que é trazido pela imaginação consciente e focado intensamente, também traz à tona todas as emoções e sentimentos que estão associados. com essa imagem em sua mente para você experimentar.

consciente, subconsciente, inconciente, fatos e eventos (6)

A Mente Subconsciente

Seu subconsciente funciona de maneira semelhante à RAM do computador. Ele contém memória de curto prazo e programas atuais usados ​​diariamente.

Além da memória de curto prazo, o subconsciente também desempenha um papel importante no nosso dia a dia.

Ele trabalha duro para garantir que você tenha tudo o que precisa para um acesso rápido e acesso a quando precisar.

sigmund freud vector illustration

O subconsciente também está constantemente trabalhando, ficando muito mais consciente de seu entorno do que você imagina.

De fato, de acordo com o modelo de comunicação da PNL, somos atacados com mais de 2 milhões de bits se dados a cada segundo.

Se a sua mente consciente teve que lidar com tudo o que você rapidamente se tornaria sobrecarregado e não seria capaz de fazer nada.

Em vez disso, o seu subconsciente filtra toda a informação desnecessária e fornece apenas o que é necessário no momento, em torno de 7 pedaços de informação.

Ele faz tudo isso nos bastidores para que você possa realizar seu trabalho diário sem inibições. E faz isso da maneira mais lógica possível, com base nos programas aos quais tem acesso em seu inconsciente.

As pessoas muitas vezes pensam erroneamente que o subconsciente está no comando e você está meramente à sua mercê. Na verdade, é o oposto completo. Sua mente consciente lhe dá a direção, o ambiente, se você gosta, para o qual opera.

consciente, subconsciente, inconciente, fatos e eventos (8)

O subconsciente só irá entregar as emoções e sentimentos do que você pensa continuamente.

A Mente Inconsciente

A mente inconsciente é muito semelhante à mente subconsciente na medida em que também lida com memórias. Mas há uma diferença entre os dois.

Embora o subconsciente e o inconsciente tenham ligações diretas entre si e lidem com coisas semelhantes, a mente inconsciente é realmente o porão, a biblioteca subterrânea, se quiser, de todas as suas lembranças, hábitos e comportamentos.

É o depósito de todas as suas emoções profundas que foram programadas desde o nascimento.

Inconsciente é o termo normalmente preferido pelos Psicólogos e Psiquiatras para se referirem aos pensamentos que temos “fora do alcance” de nossa consciência.

consciente, subconsciente, inconciente, fatos e eventos (7)

Não deve ser confundido com o termo médico para inconsciente, que basicamente significa nocauteado ou anestesiado, embora ambas as definições possuam qualidades semelhantes.

Em termos simples, o inconsciente é o local de armazenamento para todas as nossas memórias que foram reprimidas ou que não desejamos recordar.

Um evento traumático em nossa infância que foi bloqueado é um exemplo, mas não precisa ser tão sério assim. Poderia ser algo muito distante como o que você comeu no primeiro dia de aula ou o nome da amiga de infância que você tocou algumas vezes.

É uma memória que não podemos tirar da nossa escolha.

Está lá, mas não podemos nos lembrar, não importa o quanto tentemos.

Certos métodos psicanalíticos podem trazer de volta essas memórias (como a hipnose) ou podem ser desencadeadas por um evento em particular (um perfume, um lugar familiar, etc.).

O ponto importante a ser lembrado aqui é que, por opção, não podemos nos lembrar de nada em nosso inconsciente sem algum evento ou técnica especial. Este é o inconsciente.

O subconsciente, por outro lado, é quase o mesmo, mas a principal diferença é que podemos escolher lembrar.

As memórias estão mais próximas da superfície e mais facilmente acessíveis com um pouco de foco.

consciente, subconsciente, inconciente, fatos e eventos

Em muitos aspectos, o inconsciente lida com as mesmas tarefas que o subconsciente – memória, hábitos, sentimentos, emoções e comportamentos.

A diferença entre as duas mentes, no entanto, é que o inconsciente é a fonte de todos esses programas que o seu subconsciente usa.

É o lugar onde todas as suas memórias e experiências desde o nascimento foram armazenadas. É a partir dessas memórias que suas crenças, hábitos e comportamentos são formados e reforçados ao longo do tempo.

Publicidade
Eliseu-Psicanalise