in

Conheça as dez cavernas mais impressionantes do mundo

Cavernas mais impressionantes do mundo nova odessa fatos e eventos (20)

Conheça as dez cavernas mais impressionantes do mundo

Beleza natural, de inigualável importância para a vida do planeta, guardando riquezas desconhecidas

 

https://www.uol.com.br

1 18

Jeita, Líbano: São dois níveis de cavernas que proporcionam ao visitante experiências diferentes, mas igualmente encantadoras. Na superior se encontra a Torre de Pisa, como é conhecida uma estalactite com 8,20m de altura.

Cavernas mais impressionantes do mundo nova odessa fatos e eventos

 

2 18

Jeita, Líbano: Na caverna de baixo que o local abriga, um passeio de barco por um rio subterrâneo leva os turistas a conhecer 500 dos 6.200 metros já explorados, penetrando por um cenário mágico.

 

Cavernas mais impressionantes do mundo nova odessa fatos e eventos (2)

 

3 18

Caverna de Naica, México: Descoberta por acaso no ano 2000, por mineradores de prata na mina de Naica, no estado de Chihuahua, a caverna guarda os maiores cristais de selenita do mundo, chegando a dez metros de extensão. A visita a esse mundo de cristal não é fácil: a temperatura pode chegar a 50°C e a umidade relativa do ar, a 100%. Isso obriga os aventureiros a usar roupas e máscara especiais

 

Cavernas mais impressionantes do mundo nova odessa fatos e eventos (12)

 

4 18

Caverna de Hang Son Doong, Vietnã: A maior caverna do mundo foi usada de esconderijo por soldados do exército americano durante a guerra do Vietnã, mas sua entrada só foi reencontrada em 2009, no Parque Nacional Phong Nha-Ke Bang, a cerca de 500 km da capital, Hanoi.

 

Cavernas mais impressionantes do mundo nova odessa fatos e eventos (14)

 

5 18

Caverna de Hang Son Doong, Vietnã: Com altura de 140m em alguns pontos, ela é tão extensa que seu fim ainda não foi atingido pelos exploradores. Existe até uma floresta escondida sob a terra.

 

Cavernas mais impressionantes do mundo nova odessa fatos e eventos (13)

 

6 18

Cenote dos Ojos, México: Esta aventura subaquática pelos 61 km de grutas e túneis de um dos dez maiores sistemas de cavernas do mundo é o local dos sonhos para mergulhadores iniciantes e experientes.

 

Cavernas mais impressionantes do mundo nova odessa fatos e eventos (3)

 

 

7 18

Cenote dos Ojos, México: Localizada na costa caribenha da península de Yucatán, é sinalizada para mostrar exatamente por onde o mergulhador deve ir para ficar rodeado por peixes coloridos enquanto nada em águas cristalinas.

 

Cavernas mais impressionantes do mundo nova odessa fatos e eventos (18)

 

 

8 18

Cacahuamilpa, México: Com água constantemente entrando em suas galerias, o sistema de cavernas de Cacahuamilpa, no estado de Guerrero, sul do México, está em permanente mudança, o que faz crescer seus noventa grandes salões subterrâneos.

Cavernas mais impressionantes do mundo nova odessa fatos e eventos (17)

 

 

9 18

Cacahuamilpa, México: Separados por grandes paredes rochosas e conectados por uma galeria central, os salões da caverna seguem na maioria inexplorados. Apenas 20 são abertos ao público. O mais seco e plano deles, apelidado de “Auditorium”, já ganhou cadeiras e recebeu concertos musicais. O espaço, habitado há séculos por povos indígenas, é também conhecido por seu aspecto místico.

Cavernas mais impressionantes do mundo nova odessa fatos e eventos (5)

 

 

10 18

Cavernas de Waitomo, Nova Zelândia: Estalactites, estalagmites e um céu estrelado. A combinação inusitada desta caverna no sul de Waikato, Ilha Norte da Nova Zelândia, é possível graças aos glow worms, pequenas larvas que brilham para atrair insetos que podem servir de alimento.

 

Cavernas mais impressionantes do mundo nova odessa fatos e eventos (6)

 

 

11 18

Cavernas de Waitomo, Nova Zelândia: As larvas transformam o teto da caverna e parecem milhares de estrelas no apagar das luzes. Com a claridade, surgem belas formações de calcário ao longo de seus 45 km de extensão.

 

Cavernas mais impressionantes do mundo nova odessa fatos e eventos (11)

 

 

12 18

Caverna Ellison, EUA: Este buraco de 180m é conhecido como fenda fantástica (“Fantastic Pit”). Durante quase todo o ano, uma cachoeira escoa buraco adentro, fazendo a profundidade aumentar ainda mais. Devido a sua grandiosidade, é indicada apenas aos exploradores mais experientes. Está situada abaixo de dois outros abismos menores, nas montanhas Pigeon, no estado da Geórgia.

Cavernas mais impressionantes do mundo nova odessa fatos e eventos (9)

 

 

13 18

Caverna Majlis al Jinn, Omã: Uma área remota do Omã, no planalto Selma, a cerca de 1.600 metros de altitude, esconde a caverna com a segunda maior câmara do mundo.

 

Cavernas mais impressionantes do mundo nova odessa fatos e eventos (10)

 

14 18

Caverna Majlis al Jinn, Omã: Tem acesso apenas com a utilização de cordas para descer os seus até 150m de profundidade e totaliza 60 quilômetros de vão livre. A maior pirâmide do Egito, Giza, caberia dentro da câmera, por exemplo.

 

Cavernas mais impressionantes do mundo nova odessa fatos e eventos (7)

 

15 18

Cavernas de gelo Eisriesenwelt, Áustria: Cerca de 200 mil turistas sobem a mil metros de altitude, a uma temperatura média de 0°C no verão, para conhecer o maior sistema de cavernas de gelo do mundo, na Áustria, a 40 km de Salzburgo.

 

Cavernas mais impressionantes do mundo nova odessa fatos e eventos (8)

 

16 18

Cavernas de gelo Eisriesenwelt, Áustria: Ao todo, são 42km de caverna, mas apenas o primeiro quilômetro é coberto de gelo e aberto para os visitantes, que se deslumbram com colunas, torres e cascatas de gelo que mudam de forma anualmente, gentilmente esculpidas pelo vento.

 

Cavernas mais impressionantes do mundo nova odessa fatos e eventos (15)

 

 

17 18

Caverna de Cristal, Bermudas: Entre as mais de 150 cavernas calcárias, a mais famosa é a Caverna de Cristal. Seu nome se deve à incrível transparência das águas que preenchem suas galerias.

 

Cavernas mais impressionantes do mundo nova odessa fatos e eventos (16)

 

 

18 18

Caverna de Cristal, Bermudas: A água ali é tão cristalina que é possível ver o chão da caverna mesmo a uma profundidade de 17 metros. Localizada em Hamilton Parish, próximo a Castle Harbour, foi descoberta por acidente, no início do século passado, por um garoto de 12 anos que procurava sua bola de críquete.

 

Cavernas mais impressionantes do mundo nova odessa fatos e eventos (19)

 

Publicidade
Eliseu-Psicanalise