in ,

7 tecnologias inspiradas na natureza

7 tecnologias inspiradas na natureza

A tecnologia é o termo que envolve o conhecimento técnico e científico, a aplicação deste conhecimento através de sua transformação no uso de ferramentas, métodos, técnicas e materiais criados e utilizados a partir do conhecimento.

Sabemos que durante anos a natureza serviu de inspiração para o homem produzir diversas coisas, entre elas está a criação de materiais como vidro, cimentos e aperfeiçoamento de para-choques. Mas não acaba por aí, até mesmo o trem-bala, famoso no mundo todo, foi inspirado em um animal.

Confira abaixo a lista que a Fatos Desconhecidos preparou para você sobre as 7 tecnologias que foram criadas com inspiração na natureza. Não se esqueça de deixar sua opinião sobre o assunto no final da matéria.

1- Velcro

7 tecnologias inspiradas na natureza

Após o engenheiro suíço, George de Mestral, observar o seu cachorro coberto de plantas Arctium, ele conseguiu perceber, através de um microscópio, que algumas estruturas permitiam que elas grudassem. A partir dessa análise que ele conseguiu elaborar uma adaptação para tecidos, invenção essa que o deixou muito rico.

2 – Vidros

7 tecnologias inspiradas na natureza

O casco resistente de moluscos e caramujos estão inspirando pesquisadores do Canadá a estudar e criar estruturas de vidros parecidos com os animais. A previsão é de que os vidros possam ser até 200 vezes mais fortes do que os que conhecemos hoje.

3 – Cimentos

7 tecnologias inspiradas na natureza

Poucas pessoas sabem, mas os corais – animais cnidários de classe Anthozoa que segregam um exosqueleto calcário – seriam de inspiração para a criação de cimentos que usam gás carbônico. Normalmente, na sua fabricação, uma tonelada de cimento emite uma de CO2. Com o novo método, emite-se meia tonelada, 50% menos.

4 – Parachoques

7 tecnologias inspiradas na natureza

O gatos foram vistos como inspiração na criação de grades de segurança e para-choques mais eficazes. Os criadores analisaram que o felino pode cair de lugares super altos e não se machucar, isso porque eles não possuem ligação esquelética direta entre sua clavícula e coluna vertebral, o que faz com que os membros dianteiros amorteça a queda.

5 – Coletar água do nevoeiro

7 tecnologias inspiradas na natureza

Foi observando um pequeno inseto no deserto da Namíbia, na África Austral,  que empresas começaram a construir estruturas que são capazes de coletar água de nevoeiro de modo eficiente. Tudo começou com o pesquisador da Universidade de Oxford, Andrew Parker, que analisou como um inseto é capaz de coletar coletar água a partir de um nevoeiro e assim, garantir a própria sobrevivência. “Ele tem ‘bombas’ na superfície de suas asas que agem como ‘ímãs para água’. A água adere a essas bombas, desce pelas laterais e vai direto para a boca da criatura”, explicou os pesquisadores.

6 – Trem-bala

7 tecnologias inspiradas na natureza

Quando o trem-bala foi lançado o barulho feito pelo comboio assustava muitos passageiros. Foi aí que o engenheiro da empresa J. R. West, que possui o hábito de observar pássaro, analisou a espécie martim-pescador e percebeu que “eles vão de uma densidade média, o ar, para outra densidade média, água, sem espalhar água”. A partir daí o projeto foi alterado pensando na habilidade do pássaro e isso fez com que o trem-bala ficasse 10% mais rápido, gastando 15% a menos de eletricidade, e conseguiu eliminar quase que 100% o barulho.

7 – Painéis girassolares

7 tecnologias inspiradas na natureza

A planta girassol serviu de inspiração para a criação de painéis girassolares, útil na produção de energia limpa, geração de energia eficiente e menos prejudicial ao meio ambiente. No Massachusetts Institute of Technology (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), cientistas estão buscando novos meios de organizar células de captação de luz por meio de pequenos espelhos.

O que você achou dessas tecnologias? Deixe o seu comentário abaixo.

Fonte:http://www.fatosdesconhecidos.com.br